BRAFAGRI – Dupla Diplomação
Acordo de Dupla Diplomação
O acordo de Dupla Diplomação é fruto do Programa Brasil-França Agricultura (BRAFAGRI), o qual consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio entre Brasil e França e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.
O Acordo de Dupla Diplomação entre a École Nationale Vétérinaire, Agroalimentaire et de l’Alimentation Nantes-Atlantique (ONIRIS), Nantes, França, e o Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos da UFSC está em vigor desde março de 2016 e tem a finalidade de oportunizar aos estudantes que participam do acordo a obtenção do diploma de ambas as instituições, UFSC e ONIRIS.
O Acordo de Dupla Diplomação prevê, de fato, um intercâmbio de estudantes que poderão melhor explorar uma formação bi-cultural em duas instituições de alto nível, obtendo os respectivos diplomas.
Os dois diplomas são outorgados simultaneamente, pelas duas instituições: diploma de Engenheiro expedido pela ONIRIS e de Engenheiro de Alimentos expedido pela UFSC.
Requisitos para obtenção do duplo diploma
Os estudantes que participam do acordo, para que possam obter o diploma de ambas as instituições, UFSC e ONIRIS, devem seguir as instruções básicas a seguir:
Para os estudantes da UFSC
Os estudantes de Engenharia de Alimentos da UFSC deverão ter sido aprovados em todas as disciplinas dos sete primeiros semestres do currículo da UFSC. No semestre seguinte, a ser cursado na ONIRIS, o estudante irá iniciar os estudos no sétimo semestre (S7) do ciclo de formação de engenheiro agroalimentar da ONIRIS, quando deverá cursar 3 semestres de formação acadêmica (S7, S8 e S9). O semestre S10 é dedicado ao estágio de conclusão de curso de, no mínimo, 24 semanas (840 horas), que pode ser feito na França, no Brasil ou em qualquer outro país. A atividade do estágio será validada diretamente e simultaneamente pela UFSC e pela ONIRIS, sendo o aluno supervisionado por um professor de cada instituição. A apresentação final referente ao estágio ocorrerá no Brasil (UFSC) ou na França (ONIRIS).
Para obter o diploma de Engenheiro ONIRIS, estes estudantes deverão obter todos os créditos ECTS referentes aos três semestres S7-S8-S9 na ONIRIS, e, ainda, validarão o seu estágio de final de curso, obtendo mais 30 ECTS correspondentes. Durante o último ano, no semestre S9 da ONIRIS, serão propostas três orientações possíveis para a formação do aluno, cada uma com sua própria trajetória, a escolha de uma delas ficará a critério dos alunos, desde que de comum acordo com os tutores e conforme a disponibilidade de vagas.
Além disso, o diploma da ONIRIS será concedido apenas ao estudante que obtiver um nível B2 em Inglês, certificado. Na ONIRIS, ele deve passar pelo TOEIC e obter a pontuação mínima exigida pela “Commission des Titres de l’Ingénieur” francesa.
Para informações mais detalhadas, consulte o Acordo de Dupla Diplomação clicando AQUI!